top of page

O que é Transtorno Bipolar?


É um transtorno que caracteriza-se por oscilações e alternância de humor, isto é, ora a pessoa está em mania (episódios de euforia, agitação constante) e ora está em depressão (desanimo, sensação de vazio).


Normalmente a fase de mania e a fase depressiva podem durar por semas ou até meses dependendo da gravidade dos casos e as crises podem variar de intensidade, frequência e duração.


SINTOMAS DA MANIA: Grande confiança em si e nas atividades, descontrole emocional, mania de grandeza, agitação psicomotora, irritabilidade e impaciência, compulsão por falar, falta de sono, valorização da autoestima.

SINTOMAS DA DEPRESSÃO: Tristeza profunda, baixa autoestima, redução da libido, insatisfação com a vida, culpa excessiva, ideação suicida, cansaço, alteração no sono e apetite.

TRATAMENTO


Esse tipo de transtorno não possui cura, mas pode ser controlado, minimizando, assim, seus efeitos na vida da pessoa. O tratamento inclui medicação, mudança nos hábitos de vida e terapia. A terapia, por sua vez, é um recurso fundamental, pois oferece subsídios para o paciente conseguir superar suas adversidades, a prevenir e lidar com suas crises, além de auxiliar o paciente a criar habilidades sociais para a resolução de problemas.


Buscar ajuda especializada é muito importante. O apoio de amigos e familiares também é essencial.

bottom of page