Aprendendo a lidar com a fome

“Eu frequentemente penso que estou com fome quando não estou”.

Em geral as pessoas confundem qualquer desejo de comer como fome. Normalmente você sente fome verdadeiramente quando sente uma espécie de “dor ou onda de fome”. Agora, se seu estômago está satisfeito e você sente um “impulso na boca” isso não é fome e sim um desejo, vontade de comer, sede ou até emoções negativas.


 O que eu estou sentindo, então?

Dessa forma, é importante saber diferenciar as sensações. Depois de diferenciar a fome das outras sensações de fome, será capaz de persistir no planejamento.


Com o passar do tempo, vai reconhecer que costuma desejar alimentos não planejados em certas épocas do mês, em situações específicas, quando está cansado ou aborrecido ou até mesmo quando sente emoções negativas e então irá compreender quais são seus “gatilhos” e estará pronto para ficar firme em suas metas.


Fome verdadeira: É o que você sente quando está sem comer há várias horas. Você sente uma espécie de dor.


Desejo incontrolável: É um impulso fisiológico e emocionalmente intenso de comer.


Desejo de comer: Quando você não está especialmente faminto, só sente vontade de comer.


Sede: Sensação de secura na boca ou garganta.


Estresse: Quando você está perturbado, agoniado com algo ou aborrecido, mas seu estômago não está vazio, está sentindo uma emoção negativa – não está verdadeiramente com fome.


No início podemos apenas separar as sensações em fome e não fome, depois, com o decorrer do tempo, você aprenderá a identificar o que está sentido e nomear de maneira mais específica.


Vamos tentar?

Endereço:

Agendamentos:

Espaço Naturaleza 
Av. Patrício Lima, 2043

Humaitá de Cima, Tubarão/SC

Psicóloga

Jéssica Constantino de Paula

© 2021

  • Preto Ícone YouTube
  • Curta minha página no Facebook
  • Siga-me no Instagram
WhatsApp