top of page

Por que fazer psicoterapia?


Ilustração de duas silhuetas conversando, uma com o cérebro confuso e outra organizando as ideias

Acredito que essa questão já passou pela cabeça de muitas pessoas, inclusive na minha. Se você se sente sobrecarregado e de alguma maneira percebe que não está conseguindo lidar adequadamente com seus problemas, esse pode ser um dos motivos. Mas não o único.

Muitas pessoas relutam em fazer psicoterapia por desconhecer, por não ter informações suficientes sobre o que é e qual objetivo ou por ter estereótipos pré-definidos (“nem pensar nisso”, “eu me viro sozinho”, “isso é coisa de louco”, “é muito caro”) que na maioria das vezes dificultam o seu entendimento sobre a importância dela.


– Afinal, o que é psicoterapia? 


A psicoterapia caracteriza-se por ser um processo colaborativo – com começo, meio e fim, devo enfatizar – no qual o psicólogo, através de sua fundamentação teórica e técnicas bem definidas irá fornecer um ambiente adequado, acolhedor, livre de julgamentos para que o cliente sinta-se a vontade para conversar, para falar sobre suas questões e juntos irão identificar, mudar padrões de pensamentos e comportamentos menos adaptativos que interferem negativamente em sua vida. Os principais benefícios a curto, médio e longo prazo são: facilidade em resolução de problemas, diminuição de aspectos negativos sobre si, sobre os outros e consequentemente a melhora das relações interpessoais, autoestima, equilíbrio entre razão e emoção e assertividade em diversos contextos da vida.

Muitas pessoas possuem transtornos psicológicos e precisam de acompanhamento constante. Outras por possuírem problemas específicos que precisam de resolução ou com conflitos emocionais, nos relacionamentos. Há também quem busque autoconhecimento, transformação. Seja qual for a sua razão, procure um profissional especializado que atenda suas necessidades, que lhe transmita segurança, que seja empático, que seja ético e principalmente que te auxilie a enfrentar seus desafios. É importante lembrar que o psicólogo atua como um colaborador, como um facilitador no processo de transformação interna. A mudança parte de você. Você, apenas você tem o poder de mudar sua vida.


O que você está fazendo por você?


bottom of page