Entendendo a Terapia Cognitiva-Comportamental
- Psicóloga Jéssica C. de Paula
- 11 de mai. de 2020
- 1 min de leitura

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é fundamentada nos estudos de Aaron Beck e propõe "tratamentos que visam a modificação de comportamento, alterando pensamentos, interpretações e estratégias de resposta”.

Ok, mas o que significa tudo isso?
A TCC é um tipo de abordagem psicológica cujo objetivo principal é modificar os pensamentos distorcidos, isto é, modificando pensamentos disfuncionais, é possível alterar as emoções e consequentemente os comportamentos, fazendo com que as pessoas tenham uma vida mais saudável, além de bem estar.
O modelo Cognitivo-Comportamental baseia-se no seguinte modelo: Há uma situação (externa) e ela, por sua vez, gera processamento de informações (cognição/pensamentos). Dependendo do conteúdo dos pensamentos, é gerado emoções – que podem ser negativas ou positivas – e elas desencadeiam comportamentos e respostas fisiológicas.
Considerando essas informações, é possível afirmar que o foco desta terapia está em substituir avaliações distorcidas que a pessoa faz dos eventos por avaliações mais realistas.
E você? No que você está pensando? O que você sente?
Comments