Entendendo a Terapia Cognitiva-Comportamental


A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é fundamentada nos estudos de Aaron Beck e propõe "tratamentos que visam a modificação de comportamento, alterando pensamentos, interpretações e estratégias de resposta”.


Aaron T. Beck.

Ok, mas o que significa tudo isso? 


A TCC é um tipo de abordagem psicológica cujo objetivo principal é modificar os pensamentos distorcidos, isto é, modificando pensamentos disfuncionais, é possível alterar as emoções e consequentemente os comportamentos, fazendo com que as pessoas tenham uma vida mais saudável, além de bem estar.


O modelo Cognitivo-Comportamental baseia-se no seguinte modelo: Há uma situação (externa) e ela, por sua vez, gera processamento de informações (cognição/pensamentos). Dependendo do conteúdo dos pensamentos, é gerado emoções – que podem ser negativas ou positivas – e elas desencadeiam comportamentos e respostas fisiológicas.

Considerando essas informações, é possível afirmar que o foco desta terapia está em substituir avaliações distorcidas que a pessoa faz dos eventos por avaliações mais realistas.


E você? No que você está pensando? O que você sente?

Endereço:

Agendamentos:

Espaço Naturaleza 
Av. Patrício Lima, 2043

Humaitá de Cima, Tubarão/SC

Psicóloga

Jéssica Constantino de Paula

© 2021

  • Preto Ícone YouTube
  • Curta minha página no Facebook
  • Siga-me no Instagram
WhatsApp