Transtorno de Personalidade Borderline: O que é isso?
- Psicóloga Jéssica C. de Paula
- 4 de mai. de 2020
- 2 min de leitura

O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) caracteriza-se por uma condição mental bastante complexa, cujos sintomas interferem de forma brusca e intensa na vida dos sujeitos, causando, muitas vezes, situações caóticas.
De acordo com o DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) o TPB refere-se a um padrão de instabilidade nas relações interpessoais, impulsividade e distorção da autoimagem.
Em geral o TPB começa a se desenvolver na adolescência e aparece com mais intensidade no início da vida adulta. Sua origem é ampla, pode ocorrer por fatores genéticos e fatores ambientes como instabilidade familiar, experiências emocionais traumáticas precoces, situação de abuso e/ou negligência.
Seus principais sintomas são: Impulsividade de modo geral, grande dependência afetiva, medo de ser abandonado(a), ansiedade, irritabilidade, sentimentos de raiva, desespero e pânico, alterações bruscas de humor ao logo do dia, sensação de vazio interior e baixa autoestima.
BUSCANDO AJUDA
Em casos de TPB recomenda-se a busca de psiquiatras e psicólogos. O psiquiatra verificará a necessidade ou não de medicações específicas para controlar o quadro e o psicólogo, por sua vez, irá auxiliar a pessoa a entender melhor esse transtorno, as sensações angustiantes e/ou reações que possam machucar a si e a outras pessoas. O diagnóstico sempre é realizado por uma equipe multidisciplinar e a avaliação é minuciosa.
TPB E PSICOTERAPIA
É comprovado cientificamente que a Terapia Cognitivo-Comportamental é eficaz para casos de TPB. O psicólogo ajudará o paciente a adquirir novas habilidades sociais para enfrentar as situações do cotidiano de maneira mais assertiva, prevenir questões relacionadas ao suicídio, ajudar na regulação emocional e também na melhora das relações interpessoais. Não há um padrão fixo, imutável. Cada caso é um caso, mas, com o tratamento adequado, é possível minimizar e evitar mais sofrimento.
Cuide-se, busque ajuda!
Comments