Saúde mental e Campanha Janeiro Branco 2020

Saúde Mental importa!
“Quem cuida da mente, cuida da vida”

Estamos no início do mês e é necessário ressaltar a importância da campanha denominada “janeiro branco”. Quando você lê ou escuta falar sobre saúde mental, você pensa em qualidade e bem estar psicológico ou relaciona somente com nos transtornos mentais?


Você sabe verdadeiramente qual o objetivo dessa campanha?


A campanha Janeiro branco que está em veiculação desde 2014 e vem ganhando cada vez mais força e visibilidade tem como principal objetivo convidar todas as pessoas, as mídias, as instituições – públicas e privadas – a pensarem de forma individual e coletiva sobre a importância de discutir, realizar projetos e implementar políticas públicas com foco na Saúde Mental.  De acordo com o site da campanha, o foco está em “colocar os temas da Saúde Mental em máxima evidência no mundo em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade.” Sendo assim, visa democratizar e tornar a temática da saúde mental conhecida por todos, desmistificando pré-conceitos.


O slogan “quem cuida da mente, cuida da vida” deixa bem claro o intuito dessa campanha que é sensibilizar, fazer com que as pessoas conheçam a si mesmas, seus pensamentos, emoções, sobre o propósito de suas vidas, entre outros. Quando falamos em saúde mental, englobamos uma série de fatores como psicológicos, físicos, emocionais, socioeconômicos, psicossociais e com isso, pensamos na prevenção do adoecimento psíquico. É um cuidado que devemos ter em relação a nossa saúde mental, por isso, não é relacionado somente com os transtornos psiquiátricos, mas também com a prevenção dos mesmos, com manter o bem estar, a qualidade de vida ou seja,  é uma campanha de promoção de saúde emocional, cuidar do sofrimento psíquico daqueles que já possuem, amenizando-o ao máximo e evitar que outras pessoas desenvolvam essas questões.


Ao falarmos disso com frequência, ajudamos a construir um senso de responsabilidade social, uma solidariedade em nossa população e em nossa comunidade (com nossos amigos, familiares, no trabalho, nos lugares em que frequentamos), além de auxiliar com a psicoeducação tema bastante falado aqui em minha página!


A campanha ocorre em um mês no qual “tudo é novo”, temos aquela sensação de inicio de ano, de que podemos e devemos recomeçar, fazer as coisas de um modo diferente e melhor do que anterior, porém, falar e cuidar da saúde mental deve ser algo pro ano todo, ou melhor: PRA VIDA INTEIRA!


E você, já conhecia essa campanha? Já elaborou seus planos para 2020? Está com a sua saúde (psíquica, física, espiritual) em dia? O que eu posso fazer para lhe ajudar?