Principais características da Depressão



PENSAMENTO: É muito difícil se concentrar em algo, pois a depressão afeta diretamente a forma como as pessoas pensam sobre si, sobre os outros e também a perspectiva de futuro.


EMOÇÕES: A vida parece vazia, sem muito sentido. Há uma tristeza que não possui motivo aparente, entretanto é duradoura, constante.


MOTIVAÇÃO: Há perda de energia e consequentemente há perda de interesse nas mais diversas atividades.


FISIOLOGIA: Neurologicamente falando, os níveis de serotonina (neurotransmissor “do bem”, responsável pela sensação de bem estar) diminuem drasticamente e o indivíduo fica mais irritado e estressado. Há outras alterações importantes como a falta de apetite, sono e a libido (prazer) também diminui.


COMPORTAMENTO: Devido a todos esses processos anteriores, ocorre a desmobilização, a pessoa costuma se isolar, evitar de sair e também de ter contato com outras pessoas.


RELAÇÕES INTERPESSOAIS: Ficam totalmente prejudicadas. Muitas vezes a pessoa que está com estes sintomas não sabe o que sente, não compreende e as pessoas ao seu redor menos ainda, o que dificulta ainda mais este quadro.


A ajuda de profissionais especializados (equipe multidisciplinar) em casos de depressão é imprescindível. Depressão não é “frescura”, é algo sério e merece atenção. Os profissionais de Psicologia podem auxiliar positivamente neste processo.


Lembre-se sempre: Procurar ajuda não é um sinal de fraqueza, pelo contrário, é um ato de coragem!

Endereço:

Agendamentos:

Espaço Naturaleza 
Av. Patrício Lima, 2043

Humaitá de Cima, Tubarão/SC

Psicóloga

Jéssica Constantino de Paula

© 2021

  • Preto Ícone YouTube
  • Curta minha página no Facebook
  • Siga-me no Instagram
WhatsApp