Filme amizade improvável e acompanhamento terapêutico



Netflix está bombando, não é verdade? Cada dia aparece uma maratona diferente, uma série, um filme. É muita informação!!! 


Minha indicação dessa vez é um filme produzido pelo Netflix.


(Alerta de spoiler abaixo pessoal)


O filme “fundamentals of caring” (no Brasil é chamado de Amizades Improváveis) que é baseado em um livro, conta a história de Ben, um escritor, que após uma tragédia pessoal (perder o filho), fica durante um bom tempo recluso. Para juntar dinheiro, resolve ser cuidador. Seu primeiro cliente, Trevor, é um jovem de 18 anos com distrofia muscular e bastante difícil de lidar. Com o passar dos dias, Ben começa a entender a dinâmica de Trevor e eles conseguem estabelecer um vínculo. Então Ben propõe a Trevor que ambos façam uma viagem, para que ele possa conhecer a vida, para que ele possa realizar seu desejo de conhecer uma paisagem que ele sempre via em livros. No decorrer do filme, percebe-se a sensibilidade, a sutileza. Então um era paralisado fisicamente, devido a complicações, o outro era paralisado emocionalmente devido a sua história. Juntos, encontram esperança para continuar a viver.


Este filme é bastante significativo, pois é o tipo de enredo que faz as pessoas refletirem. Nos faz pensar sobre a importância das pequenas coisas da vida e acarreta em aprendizado. Através da história é possível perceber a função do acompanhamento terapêutico, o trabalho do acompanhante, os êxitos, as dificuldades, as limitações, entre outros.


A função do acompanhamento terapêutico é de criar e possibilitar novos horizontes para o acompanhado, além de estabelecer uma postura de acolhimento e muitas vezes de continência, diminuindo o sofrimento psíquico daquele que tanto precisa, auxiliando em seu desenvolvimento pleno.