Desabafo de uma psicóloga



Quem me conhece sabe que eu evito ao máximo colocar minhas opiniões pessoais nas redes sociais, mas senti necessidade de desabafar. Estou vendo tantas pessoas sofrendo tanto, com medo, tristes, desesperadas e de verdade, do fundo do meu coração eu gostaria que houvesse uma maneira de mudar essa situação da noite para o dia, mas infelizmente (ou por enquanto) ainda não é possível.


Sendo assim, peço para que você pare uns instantes e reflita comigo. Silencie sua mente e se perceba. Repare se no fundo, lá no fundo, atrás desse caos todo, há esperança. Esperança em ti, esperança nos outros, esperança em dias melhores. Se a resposta for sim, esse texto foi feito para você. Não é por acaso que você está lendo.


Quero que você se concentre e lembre, brevemente, de todos os momentos que você já passou até agora, você sobreviveu a 100% dos seus piores dias e também a 100% dos melhores. Isso já não seria um bom motivo para continuar? Para acreditar que as coisas podem melhorar?


Nesse momento tão atípico, marcado por tantas incertezas, é importante lembrar, quase que diariamente que o importante mesmo não é a chegada, o resultado, mas sim a trajetória, a sua caminhada até lá. É isso que realmente faz a diferença. O que você está encontrando pelo caminho? Somente pedras e obstáculos ou também há flores e paisagens belas para admirar?

Respire fundo – mais de uma vez se for preciso – e lembre-se que o que tiver que acontecer irá acontecer e que se não pudermos controlar ou mudar os fatos, poderemos mudar nossa interpretação deles.


Cuide da sua saúde física, mental e espiritual. Esses são seus maiores bens, os mais valiosos. Você é um templo, um “lugar sagrado”, no qual pode buscar refúgio. Você mesmo pode ser seu porto seguro, caso você não tenha um externamente. Suas emoções, pensamentos e crenças residem aí. E se eu puder dar um conselho... Não se cobre tanto assim, sério. Querer segurar o mundo inteiro nas suas costas, dar conta de tudo ao mesmo tempo só te fará mal. Concentre sua atenção e seus esforços em uma coisa de cada vez. Degrau por degrau. Faça o seu melhor, mas faça por você, buscando sua evolução interior. E por fim – e não menos importante – deixe fluir, todas as situações são passageiras.


Com amor, Jéssica Constantino de Paula.💙💚

Endereço:

Agendamentos:

Espaço Naturaleza 
Av. Patrício Lima, 2043

Humaitá de Cima, Tubarão/SC

Psicóloga

Jéssica Constantino de Paula

© 2021

  • Preto Ícone YouTube
  • Curta minha página no Facebook
  • Siga-me no Instagram
WhatsApp