Baralho Saber de Si - O meu primeiro baralho terapêutico
- Psicóloga Jéssica C. de Paula
- 5 de set. de 2023
- 2 min de leitura

Muitas pessoas que já possuem o baralho ou que querem ter um sempre me perguntam qual a história dele, como eu tive essa ideia e eu achei interessante compartilhar aqui com vocês “os bastidores”.
Na verdade o baralho surgiu de forma não intencional, na verdade ele surgiu do meu tempo ocioso. É isso mesmo! Vou explicar rs
Em 2020 estava tentando me recuperar do falecimento da minha mãe, estava em processo de luto. Logo na sequência, ocorreu a pandemia, o que fez com que todos ficassem em casa, sem saber o que estava por vir. Quando penso nisso, parece que foi um pesadelo que vivemos e ao mesmo tempo, parece que foi ontem, é algo insano.
Mas continuando.... Então, estava em um processo emocional muito delicado. Estava tentando lidar com as emoções oriundas do falecimento da minha mãe querida e ao mesmo tempo impactada significativamente pela mudança brusca que ocorreu com a pandemia e todas as incertezas.
Fiquei em casa e percebi que estava ficando muito ansiosa com tudo. Muito triste, muito preocupada e resolvi, além de começar a cuidar de planta (e ainda hoje sou uma entusiasta hehe) me concentrar em algo que fosse terapêutico para mim.
Comecei a pensar nos atendimentos que estavam pausados por conta da calamidade e também em tudo que eu estava vivenciando em um curto período de tempo.
Notei algumas coisas em comum:
- Nossos pensamentos tem poder e mudam completamente nossas emoções e ações
- 90% do que pensamos são só pensamentos e não realidade
- Nossas crenças definem como vamos lidar com a vida (consciente inconscientemente)
- A ansiedade realmente pode paralisar
- Sabemos o que precisamos mudar, o ponto é COMO fazer isso e O QUE impede de fazer
E foi então que eu comecei a desenvolver esse material. Como a minha abordagem já é muito “mental”, queria trazer algo que fosse mais lúdico, que trouxesse mais leveza, mas ao mesmo tempo reflexão. Inclusive já utilizava outras ferramentas nesse modelo com os meus pacientes.
E foi a partir disso que eu criei o baralho saber de si. Levei para uma editora que é especializada em materiais terapêuticos e assim, de forma inusitada, mas totalmente amorosa, que esse baralho nasceu e está aí à disposição para te fazer rever questões, pensamentos, emoções e claro, fazer com que você conheça mais de si, como o nome sugere!
Comments